Pauper – GW Enchantress e UB Discard

por Carlos "_Batutinha_" Esteves em 22 de novembro de 2012

E aí, galera! Hoje estou de volta com mais um artigo sobre o Pauper!

Na verdade, eu pensava que iria parar de jogar Pauper, pelo motivo que os torneios do formato premiam em booster de edições basicas, porém, dessa vez eles foram mais espertos e sabiam que, se mesmo depois da entrada de Ravnica eles continuassem a dar booster de M13, os campeonatos iam ter muito poucas pessoas jogando. O que eles fizeram? Colocaram a premiação atual, assim como é dada no Standard e no Modern, e no prezado momento estão premiando em boosters de Retorno a Ravnica! No que isso resulta? Em campeonatos com muitas pessoas, fechando quase a lotar os eventos pauper no MOL.

Nas últimas semanas surgiram 2 novos decks. Já que eu joguei com os 2 para poder testar e ver se realmente são jogáveis e bons, gostaria de listá-los e dar minha opinião sobre cada um deles.

O primeiro deles é o GW Enchantress:

Na verdade, esse arquétipo só começou a circular com a entrada de Retorno a Ravnica, consequentemente com a possibilidade de se jogar com Ethereal Armor, que é uma das cartas chaves do deck. Seus bichos são quase indestrutíveis, exceto por cartas que fazem você sacrificar criaturas. Por esse motivo, usamos Gitaxian Probe permitindo, antes de tudo, ver quais são as possibilidades do oponente lidar com suas criaturas com hexproof. Outra carta chave também e tão importante como o Ethereal Armor é a Ancestral Mask apesar de ser 3 manas, ela também deixa sua criatura muito grande.

As criaturas do deck quase não têm evasão. A única que tem realmente é o Aura Gnarlid que, depois de muito forte é quase impossível de ser bloqueado. Porém, ele pode ser alvo de mágicas e habilidades, e para isso é que usamos cartas como Rancor e Armadillo Cloak que além de darem atropelar para a criaturas cada uma tem em adicional um efeito bom, e no caso do Armadillo Cloak o lifelink quase sempre é muito importante.

Esse baralho não é nada bom contra decks de combo, porém, se você joga em um ambiente com muitos aggros, ele pode ser um agrande surpresa.

Agora, se você joga em um ambiente cheios dos combos eu sugiro esse outro deck:

Esse deck é muito bom contra os decks de combos, e não é nada mal contra os decks aggros, já que temos bastante remoções no main deck, incluindo Crypt Rats e Fume Spitter em conjunto com Grim Harvest.

Bom, eu acho que esse deck merece uma análise mais a fundo, estão, vamos lá ver card by card:

Innocent Blood: Como foi dito acima sobre o deck GW, Innocent Blood é uma das boas remoções contra decks que tem criaturas com Hexproof e criaturas com proteção, além disso, é ótimo contra o deck de Infect, já que esse deck também tem cartas que possibilitam dar proteção para suas criaturas.

Raven’s Crime: É uma ótima carta que combina com as lands que não são tão boas, só que, nesse caso, são necessárias. O que eu digo sobre lands ruins são as lands que te atrasam um pouco no início de jogo, como as Dimir Aqueduct, Halimar Depths e Bojuka Bog. Para ser sincero, a Halimar é a melhor das 3 citadas, já que ela possibilita manusear o topo e, se você não estiver muito desesperado para conseguir fazer lands untapped você pode voltá-la para mão com um Dimir e fazê-la novamente para olhar mais cartas. Raven’s Crime é muito bom contra os decks mais fortes do formato, como Storm, Infect, e MonoBlue.

Echoing Decay: Além de ser uma remoção para qualquer criatura com defesa /2, possibilita card advantage ao matar ou dar -2/-2 para outra com o mesmo nome. A Decay também é ótima contra Empty the Warrens.

Grim Harvest: É uma carta que exige cautela ao jogar, já que não queremos que ela seja removida, seu efeito combinado com o efeito das criaturas se torna incrível já que todas as criaturas que tem no baralho são realmente importante em certos momentos, seja um Mulldrifter que você comprou duas cartas e deu um block necessário, ou um Fume Spitter dando -1/-1 para a criatura do seu oponente e, por que não, um Crypt Rats limpando a mesa? Por isso, eu acho o Grim Havest muito importante seja em qual match, contra aggros, controls ou combos – eu sempre o manterei no deck.

Consult the Necrosages: É uma carta muito versátil, excelente contra combos e, se você não precisa descartar cartas da mão do seu oponente, ou precisa achar aquela carta para que possa virar o jogo, você também pode usar o efeito de comprar duas cartas. Essa versatilidade é muito importante para o deck.

Probe: Tem praticamente o mesmo efeito do Consult. Na verdade, raramente eu faço o Probe por apenas 3 manas, já que essa é a curva do Mulldrifter.

Evincar’s Justice: Desde que eu “descobri” a existência dessa carta, me tornei um fã dela. É obvio que ela é muito melhor em um deck com Cloudpost, porém, eu também gostei de usar 1-0f nesse deck, já que às vezes ela te salva de situações em que o Crypt Rats não te salvaria, por ter que pagar o custo 3 + o custo X necessário para limpar a mesa,

Snuff Out: Fenomenal contra Infect, que é um deck que vem jogando bastante, e também não deixa de ser útil contra esses Golems que estão jogando em MonoWhites e Monoblues.

Tendrils of Corruption: A base do deck é black e, com cards como o Snuff Out, você perde vida e às vezes, precisa de alguns pontos de vida a mais para controlar o jogo e não morrer. É aí que a Tendrils entra. Você raramente irá ganhar mais de 5 de vida, porém, esses são pontos de vida importantes para a sua sobrevivência no jogo.

Spinning Darkness: Temos aqui outra carta que faz você ter ganho de vida e que, ao mesmo tempo, é uma remoção. Ela é quase sempre jogada pelo custo alternativo — pois 6 manas é um pouco caro pelo seu efeito, mas ela destrói criaturas importantes mesmo quando você está tapped out, surpreendendo seu oponente.

O sideboard:

É quase que um complemento dos cards do main deck, exceto por:

Duress: Pois é uma carta bem necessária contra Storm e decks controls. Contra Storm, Duress tira muita das vezes a carta chave para que ele possa começar o combo, e contra controls, tira algum counter para que sua mágicas de descarte possam ser jogadas com sucesso.

Deep Analysis: Boa carta contra monoblack e caso pegue um mirror também, pois é uma carta que você pode descartar tranquilamente e ainda assim poderá comprar duas cartas.

Negate: Outra carta que serve tanto contra combos, como contra Controls, da mesma maneira; possibilitando que você possa fazer suas mágicas tranquilamente, anulando também a carta chave do deck de combo.

Shrivel: Não deixando de ser um complemento das remoções como Echoing Decay, mas agindo diferente já que essa é feitiço e não pode ser anulada pelo Dispel. Shrivel é uma carta que também funciona contra Infect.

Galera, esse deck é quase que um deck anti-storm — Não é um resultado exato, mas vamos supor que, de 10 matches contra Storm, eu tenha perdido apenas 2 – mesmo assim, o storm é um deck tão maldito que é capaz de ganhar… Além disso, esse deck se provou muito bom contra o Monoblue Faeries, coisa que me surpreendeu bastante.

 

Por hoje é só, e espero que tenham gostado e que possam jogar e ganhar bastante com um desses dois decks. #Fikdik :D

Abraço a todos, e ótima semana



As opiniões aqui expressas são de responsabilidade única e exclusiva dos autores, colaboradores e participantes; e não refletem necessariamente a visão da Let's Collect e suas afiliadas.


Para enviar sugestões, críticas e comentários para nossos editores, autores e colaboradores, utilize nosso formulário de contato.


3 Responses to “Pauper – GW Enchantress e UB Discard”

  • Bruno Navarro disse:

    A mais ou menos 1 mês eu montei meu deck Gw Enchantress e obtive ótimos resultados. É um deck bem competitivo e muito divertido de jogar…

  • Gabriel disse:

    Não sei, mas não entendo porque esse deck UB não está usando posts.
    Sem contar que 15 terrenos que entram virados é muita coisa.

    Você sempre joga no turno seguinte e sem counters.
    Às vezes você pode perder o jogo, porque venceria no próximo turno.

    O deck é bom, mas em minha opinião pode melhorar.

    Abraço!

  • Troile disse:

    Batutinha, vc pode indicar um bom BOT pra comprar essas cartas pauper? Comecei agora no MOL e estou achando complicado aonde comprar essas cartas do Enchantress, por exemplo o Aura Gnarlid…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>